quinta-feira, 22 de junho de 2023

Angra em festa com as Sanjoaninas 2023!

A cultura popular açoriana é muito diversificada e tem raízes de várias origens geográficas, o que confere a cada uma das nove ilhas do arquipélago uma identidade distinta, com as suas práticas culturais específicas, que são observáveis nas festividades religiosas e em especial no culto do Divino Espírito Santo, na paisagem rural, nas tradições, na música popular, na gastronomia e em muitos outros aspectos do quotidiano. Porém, neste panorama cultural riquíssimo destaca-se a ilha Terceira, onde para além da sua singular carga histórica, existe uma enorme atração pela participação em festas. Há mesmo uma frase irónica que afirma que o arquipélago dos Açores é constituído por oito ilhas e mais um parque de diversões, que é a ilha Terceira.
São da ilha Terceira os bailinhos de Carnaval, as marchas populares, as touradas à corda e inúmeras festas de cariz religioso e profano que se realizam por toda a ilha, com destaque para as famosas Sanjoaninas, a festa maior da cidade de Angra do Heroísmo.
Neste ano de 2023 as Sanjoaninas realizam-se de 22 de Junho a 2 de Julho e, durante os onze dias de festa, há de tudo um pouco, mas destacamos aqui os cinco desfiles de marchas – dos adultos, das crianças, dos grupos etnográficos, das freguesias e das filarmónicas – com a informação de que no desfile das marchas dos adultos, que se realiza no dia 23, tomam parte 35 grupos com muitas centenas de marchantes alegres e divertidos. 
É notável esta enorme participação popular e, por isso, o nosso aplauso às Sanjoaninas 2023 e à bela cidade de Angra do Heroísmo.