terça-feira, 26 de maio de 2020

Itália começou a reagir à crise pandémica

Durante algumas semanas a Itália esteve nas primeiras páginas dos jornais mundiais como a grande vítima da crise pandémica que tem sido a covid-19 e, apesar de depois terem surgido outros países com uma alargada contaminação - casos dos Estados Unidos, do Brasil, da Rússia, do Reino Unido e da Espanha - o facto é que os últimos números divulgados pela Itália ainda apontam para mais de 230 mil pessoas infectadas e cerca de 33 mil óbitos.
A Itália terá sido o primeiro país europeu onde apareceu o covid-19, quando no dia 23 de Janeiro foram detectados em Roma dois turistas chineses que testaram positivo. O governo italiano suspendeu todos os voos de e para a China e ficou na expectativa, até porque era o primeiro país da União Europeia a confrontar-se com este problema que era novo. Porém, no dia 19 de Fevereiro, mais de 40 mil adeptos da Atalanta de Bérgamo deslocaram-se a Milão para assistir a um jogo de futebol com o Valência a contar para a Liga dos Campeões. Este jogo foi considerado uma bomba biológica e terá dado origem a uma multiplicação dos contágios, pelo que no dia 21 de Fevereiro o governo italiano declarou a quarentena obrigatória.
Passaram cerca de três meses muito difíceis, mas a situação parece estar agora controlada, embora a dimensão da crise social e económica seja incalculável. Por isso, as medidas de desconfinamento estão a ser aceleradas, mas porque é necessário elevar a confiança e a moral dos italianos e ajudá-los a vencer o trauma por que estão a passar, foi organizado um programa em que a Frecce Tricolori, uma equipa de demonstração e de exibição acrobática da Força Aérea Italiana se apresentará sobre as principais cidades do país. Ontem foi no norte da Itália e os nove jactos da Frecce Tricolori exibiram-se sobre algumas cidades, designadamente Trento, Codogno, Milão, Turim e Aosta. Todos os grandes jornais italianos e até um jornal brasileiro, deram destaque de fotográfico de primeira página a este acontecimento, tendo o jornal romano La Repubblica publicado uma excelente fotografia da Frecce Tricolori sobre a catedral de Milão.