quinta-feira, 16 de maio de 2013

A recessão já chegou a França



O numeroso grupo de países europeus que está a passar por grandes dificuldades foi agora aumentado com a França, que era um dos motores da economia europeia. A França entrou tecnicamente em recessão, ou seja, o seu produto interno bruto caiu pelo segundo trimestre consecutivo e tornou-se o 11º país da zona euro a entrar em recessão, com todos os indicadores económicos a entrar no vermelho: consumo (-0,4), poder de compra (-0,9), crescimento (-0,2), produção (-2,2), investimento (-1,2) e exportações (-0,5), enquanto o desemprego se aproxima dos 11,0%. O centenário jornal francês L’Humanité dá o alarme e avisa: austerité = récession.
A zona euro está a viver a mais longa recessão da sua história, tem mais de 19 milhões de desempregados e os dados preliminares agora revelados pelo Eurostat são piores do que se previa. No caso português, a economia contraiu 3,9% em termos anuais, que é superior ao que era previsto e que é uma quebra só superada pelas da Grécia e do Chipre.
As opiniões convergem num ponto: a situação europeia é o resultado das políticas de austeridade e não são de esperar melhorias significativas nos próximos meses, devido à escassez da procura interna, ao desemprego, à diminuição das exportações e, de uma forma geral, às medidas de austeridade. O relançamento do crescimento económico e a luta contra o desemprego tornaram-se agora mais evidentes e mais urgentes para a zona euro e, naturalmente, para Portugal.

Políticos prevenidos valem por dois


As primeiras páginas dos jornais indianos por vezes não são ocupadas por notícias, sendo substituídas por publicidade a automóveis, a tecnologias da informação, a produtos informáticos ou a empreendimentos imobiliários. No entanto, o que aconteceu ontem nos principais jornais indianos, como por exemplo no The Times of Índia, é uma novidade: a publicação de um anúncio promocional da senhora Selvi J Jayalalithaa, a Chief Minister do governo de Tamil Nadu, no qual são enunciadas a sua dinâmica liderança e dedicação à causa pública, assim como as suas realizações em prol do bem comum e do progresso.
Jayalalithaa é uma personalidade política controversa e, como todos os políticos, tem legiões de admiradores e de adversários, mas é uma das mais famosas políticas da Índia. Nascida em 1948, foi uma popular artista cinematográfica e aos 43 anos de idade, tornou-se Chief Minister de Tamil Nadu, um dos 28 estados da Índia que tem a sua capital em Chennai. O estado tem 130 mil quilómetros quadrados de superfície e mais de 72 milhões de habitantes, ficando situado no sueste da península industânica. Desde 1991 que Jayalalithaa tem sido sucessivamente reeleita como Chief Minister (exceptuando o período 1996-2001) e actualmente está a cumprir um mandato até 2016. Assim, esta campanha publicitária nos grandes jornais indianos não é para “ganhar votos” como seria normal. Objectivamente, é uma forma de financiar e de condicionar os meios de comunicação social, evitando por antecipação que, no futuro, eles possam acolher qualquer campanha que seja hostil a quem “generosamente” os financiou. É caso para dizer que políticos prevenidos valem por dois…