As primeiras
páginas dos jornais indianos por vezes não são ocupadas por notícias, sendo
substituídas por publicidade a automóveis, a tecnologias da informação, a produtos
informáticos ou a empreendimentos imobiliários. No entanto, o que aconteceu ontem
nos principais jornais indianos, como por exemplo no The Times of Índia, é uma
novidade: a publicação de um anúncio promocional da senhora Selvi J
Jayalalithaa, a Chief Minister do
governo de Tamil Nadu, no qual são enunciadas a sua dinâmica liderança e
dedicação à causa pública, assim como as suas realizações em prol do bem comum
e do progresso.
Jayalalithaa é
uma personalidade política controversa e, como todos os políticos, tem legiões
de admiradores e de adversários, mas é uma das mais famosas políticas da Índia. Nascida em 1948, foi uma popular artista
cinematográfica e aos 43 anos de idade, tornou-se Chief Minister de Tamil Nadu, um dos 28 estados da Índia que tem a sua capital em
Chennai. O estado tem 130 mil quilómetros quadrados de superfície e mais de 72 milhões
de habitantes, ficando situado no sueste da península industânica. Desde 1991
que Jayalalithaa tem sido sucessivamente reeleita como Chief Minister (exceptuando o período 1996-2001) e actualmente está
a cumprir um mandato até 2016. Assim, esta campanha publicitária nos grandes jornais indianos não é para
“ganhar votos” como seria normal. Objectivamente, é uma forma de financiar e de
condicionar os meios de comunicação social, evitando por antecipação que, no
futuro, eles possam acolher qualquer campanha que seja hostil a quem
“generosamente” os financiou. É caso para dizer que políticos prevenidos
valem por dois…
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