quinta-feira, 16 de maio de 2013

Políticos prevenidos valem por dois


As primeiras páginas dos jornais indianos por vezes não são ocupadas por notícias, sendo substituídas por publicidade a automóveis, a tecnologias da informação, a produtos informáticos ou a empreendimentos imobiliários. No entanto, o que aconteceu ontem nos principais jornais indianos, como por exemplo no The Times of Índia, é uma novidade: a publicação de um anúncio promocional da senhora Selvi J Jayalalithaa, a Chief Minister do governo de Tamil Nadu, no qual são enunciadas a sua dinâmica liderança e dedicação à causa pública, assim como as suas realizações em prol do bem comum e do progresso.
Jayalalithaa é uma personalidade política controversa e, como todos os políticos, tem legiões de admiradores e de adversários, mas é uma das mais famosas políticas da Índia. Nascida em 1948, foi uma popular artista cinematográfica e aos 43 anos de idade, tornou-se Chief Minister de Tamil Nadu, um dos 28 estados da Índia que tem a sua capital em Chennai. O estado tem 130 mil quilómetros quadrados de superfície e mais de 72 milhões de habitantes, ficando situado no sueste da península industânica. Desde 1991 que Jayalalithaa tem sido sucessivamente reeleita como Chief Minister (exceptuando o período 1996-2001) e actualmente está a cumprir um mandato até 2016. Assim, esta campanha publicitária nos grandes jornais indianos não é para “ganhar votos” como seria normal. Objectivamente, é uma forma de financiar e de condicionar os meios de comunicação social, evitando por antecipação que, no futuro, eles possam acolher qualquer campanha que seja hostil a quem “generosamente” os financiou. É caso para dizer que políticos prevenidos valem por dois…

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