segunda-feira, 6 de junho de 2022

Nadal ganha e a Espanha entra em euforia

A selecção nacional de futebol ganhou ontem à Suiça por 4-0, mas podiam ter sido mais golos, pois os atacantes portugueses estiveram muito perdulários. A imprensa desportiva portuguesa entusiasmou-se com a vitória e o Cristiano Ronaldo, que marcou dois golos e falhou alguns mais, voltou a ver a sua fotografia nas primeiras páginas dos jornais portugueses e a ouvir os elogios de que já não estava habituado. Um jornal desportivo português até escolheu o título "Ronaldo infinito", o que é simplesmente despropositado.
Porém, o grande acontecimento desportivo de ontem foi a vitória de Rafael Nadal no Torneio de Roland Garros, o famoso torneio de ténis que se realiza em Paris desde 1891, pois foi a 14ª vez que Nadal venceu esta prova, o que é verdadeiramente notável. Com este triunfo, Rafael Nadal passou a ter 22 vitórias nos torneios do Grand Slam (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open), o que supera os vinte troféus conquistados pelo suiço Roger Féderer e pelo sérvio Novak Djokovic. 
A imprensa espanhola tratou este sucesso de Nadal com uma enorme euforia e, se nos últimos dias a imprensa britânica só viu a Rainha Isabel, agora é a imprensa espanhola que só vê o Rei Rafael. 
O jornal El País, que é uma referência internacional do jornalismo, publicou uma fotografia de Rafael Nadal a toda a largura da sua primeira página, em homenagem àquele que será o maior atleta espanhol de todos os tempos e que aos 36 anos de idade promete que vai continuar a procurar vitórias.