domingo, 17 de fevereiro de 2019

Um arrasador fenómeno de popularidade

Não é habitual que um político português apareça destacado na primeira página de um qualquer jornal internacional, sobretudo nos grandes jornais de referência como é, por exemplo, o El País. Porém, a edição de hoje do mais importante jornal de língua espanhola, trata das eleições legislativas antecipadas que se vão realizar no próximo dia 28 de Abril, mas também dedica uma fotografia na capa e um texto ao Presidente da República de Portugal, que trata como o “el arrollador fenómeno de Rebelo de Sousa”.
O pretexto para esta notícia foi a apresentação na FLUP de uma tese de doutoramento sobre a extraordinária popularidade do presidente eleito há três anos com 52% dos votos, quando gastou apenas 157.000 euros por ter renunciado ao marketing partidário-eleitoral e ter tido a colaboração de sete pessoas apenas. Depois, instalou-se em Belém e a sua actividade tem sido frenética. Hoje a sua popularidade é inequívoca e tem uma imagem positiva para 71% da população, sendo apenas 7% aqueles que não o vêem com bons olhos. É o maior símbolo de popularidade em Portugal, abraçando e beijando toda a gente, repartindo-se em afectos e em milhares das famosas selfies. Segundo uma sondagem publicada pelo semanário Expresso, haverá 52% de portugueses que desejariam fotografar-se com Marcelo Rebelo de Sousa e 3,3% já tinham tirado uma selfie com ele, o que se traduz em 330.000 selfies.
O jornal espanhol refere que uma agência de publicidade abriu a página TeleMarcelo na web, na qual as pessoas deixavam um número de telefone de um amigo, o qual seria depois despertado pelo telefone com a voz do Presidente da República: “Aqui Marcelo Rebelo de Sousa. Interrompi uma reunião. Acabei uma e vou começar outra, mas queria mandar-te um abraço”. Num só dia foram realizadas 107.000 chamadas.
O Presidente conquistou o El País, mas com os telefonemas à Cristina, as visitas à Jamaica e o seu silêncio sobre os enfermeiros, pode começar a inverter os seus níveis de popularidade.