O diário Le
Télégramme que se publica em Lorient destaca na capa da sua edição de
hoje uma fotografia do Emma Maersk,
um navio porta-contentores dinamarquês que com os seus 398 metros de
comprimento e 56 metros de boca, é um dos maiores navios do mundo.
O navio foi
construido em 2006 nos estaleiros da Odense Steel
Shhipyard, na Dinamarca, desloca 170 mil toneladas, tem 16 metros de
calado e pode transportar 15 mil contentores de 20 pés. O seu proprietário é o
grupo A. P. Moller-Maersk e o navio está empenhado nas viagens entre o norte da
Europa e os portos do sueste asiático e da costa da China, sobretudo Singapura,
Hong Kong e Shangai. Dispõe das mais modernas tecnologias para navegação e
manuseamento de cargas e, embora disponha de alojamento para 30 pessoas, tem
uma tripulação de 13 pessoas apenas!
A pintura do
casco do Emma Maersk é uma
curiosidade, pois utiliza um produto à base de silicone que reduz a resistência
da água e permite uma poupança de cerca de 1,2 milhões de litros de combustível
por ano e, pela necessidade de renovar essa pintura, o navio entrou esta semana
na doca seca nº 3 dos estaleiros Damen de Brest para uma breve operação de
limpeza e pintura do casco. A imprensa local rejubilou porque os estaleiros Damen
provaram ser capazes de tratar os maiores navios do mundo. É caso para
perguntarmos o que aconteceu por cá com a Lisnave, a Setenave, os ENVC e,
naturalmente, com as nossas enormes potencialidades no domínio da construção e
da reparação naval.