segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

As eleições presidenciais de 2021

As eleições presidenciais realizaram-se ontem e 60,7% dos eleitores portugueses renovaram o mandato de Marcelo Rebelo de Sousa, o que significa que reconheceram mérito na forma como se conduziu como Presidente da República Portuguesa nos últimos cinco anos. Tem sido sempre assim desde 1974, isto é, o presidente em exercício sempre renovou o seu mandato e este ano não se esperava outra coisa. 
A vitória foi expressiva e não deixa qualquer margem para dúvidas, devendo assinalar-se que a campanha eleitoral decorreu sem casos e em boa ordem democrática, mas os comentadores tratarão de fazer as suas análises nos próximos dias. 
Por mais cinco anos, Marcelo Rebelo de Sousa vai ser o Presidente de todos os portugueses, mesmo daqueles que não votaram nele. O desafio vai agora ser bem mais difícil porque continuamos sem saber como vai evoluir a crise pandémica que se transformou numa grave crise sanitária, económica e social, nem sabemos como resistirá o governo ao desgaste provocado por um tão prolongado combate à pandemia, muitas vezes sob a crítica e a incompreensão dos seus adversários políticos que, mesmo sob o temporal, não lhe dão tréguas. 
Marcelo Rebelo de Sousa tem o apoio dos portugueses, é inteligente, culto e cosmopolita, mas o estilo marcelista é demasiado populista e de calculismo nos afectos, o que não é do meu agrado, tal como a sua ânsia de ser visto e admirado por toda a gente. Tem vivido obcecado com a sua imagem e cheguei a temer que o seu excessivo apego aos microfones e às câmaras, que encheu horas de telejornais, provocasse fenómenos de rejeição, porque por vezes o povo farta-se. Porém, o povo não se fartou e deu-lhe um expressivo voto de confiança. 
Pois que seja feliz e nos ajude a vencer a grave situação que o país atravessa.

Aniversário

Completam-se hoje dez anos sobre a data em que a ruadosnavegantes entrou na blogosfera e é com satisfação que assinalamos aqui esse facto, pois significa que conseguimos vencer o desafio a que nos propusemos de navegar sem qualquer programa pré-estabelecido, apenas por gosto pessoal e sem estar sujeitos a quaisquer constrangimentos partidários, religiosos, clubísticos ou de outra natureza. 
Durante dez anos estivemos envolvidos num exercício de escrita que muito nos ajudou a vencer a tendência para a atrofia do espírito e a combater a rigidez do pensamento, a que a idade naturalmente nos conduz. Aqui foram publicados 2856 textos sobre os mais diversos temas, uns mais oportunos e interessantes, mas outros mais enviesados e aborrecidos, mas seguindo sempre o nosso próprio pensamento na escolha temática e nas abordagens aos relatos, às opiniões, às críticas ou aos elogios. 
Algumas dezenas de leitores acompanharam regularmente o que aqui escrevemos, alguns deles a partir de locais geograficamente bem distantes, como nos revelam os nossos amigos do Google analytics. Estamos-lhes gratos e, de maneira especial, agradecemos aos leitores/amigos que nos animaram com os seus comentários. 
Há dez anos iniciamos a ruadosnavegantes com um texto intitulado “Eleições Presidenciais 2011” e, curiosamente, vamos iniciar a caminhada do nosso décimo primeiro ano de vida editorial com um texto que vamos intitular “Eleições Presidenciais 2021”, o que mostra que continuaremos a seguir a mesma forma de intervenção no espaço público. 
Naturalmente, iremos procurar que os nossos leitores continuem a encontrar aqui alguns assuntos interessantes.