quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Voltou a moda dos “golpes de estado”

Numa altura em que as agendas mediáticas andam ocupadas com o futebol e com a guerra na Ucrânia, ainda há surpreendentes notícias de tentativas de “golpes de estado” na Alemanha e no Perú, o que não se imaginava que pudesse acontecer, pois esse tipo de intervenção parecia estar fora de moda, até mesmo na América do Sul, quanto mais na Alemanha.
Na Alemanha, que é o principal país da União Europeia, foi desmantelada uma rede que se suspeita estar a preparar um “golpe de estado”, através da invasão do Bundestag, do derrube do governo e da imposição de uma nova ordem constitucional.
No Perú também terá acontecido uma tentativa de “golpe de estado”, promovida por Pedro Castillo, isto é, pelo próprio presidente da República. Castillo foi eleito em 2021 na 2ª volta das eleições presidenciais peruanas, mas durante a campanha eleitoral já era acusado de ser “o Nicolás Maduro do Perú”, pelos seus sinais de autoritarismo. A sua presidência decorreu em permanente clima de crise política e com frequentes acusações directas de ser um agente activo da alta corrupção, pelo que no seu curto mandato foi confrontado com três pedidos de impeachment. Ontem, dia 7 de dezembro, o Parlamento procurou destitui-lo por “incapacidade moral”, mas Castillo antecipou-se e decretou a sua dissolução. Porém, cerca de duas horas depois o impeachment foi mesmo votado e aprovado com 101 votos a favor, seis contra e dez abstenções. O Congresso, e depois o Supremo Tribunal do Perú, classificaram a atitude ditatorial de Castillo como “golpe de estado”, pelo foi destituído e imediatamente detido por violação da Constituição, ao mesmo tempo que era dada posse à vice-presidente Dina Boluarte para o substituir. O diário Uno, que se publica em Lima, mostra as fotografias de Castillo e de Boluarte, ou as imagens de la traición e de la esperanza.
Portanto, na Alemanha e no Perú, terá havido duas tentativas de “golpe de estado”, que é uma coisa que se julgava impensável em quase todo o mundo no século XXI.

Qatar: o apoio dos goeses aos portugueses

O Campeonato do Mundo de Futebol está a interessar quase todo o mundo e, por isso, a vitória de Portugal sobre a Suiça teve uma enorme repercussão na imprensa mundial.
Um dos casos mais curiosos do entusiasmo pela selecção portuguesa acontece em Goa, um território que os portugueses governaram durante 451 anos e que em 1961 foi integrado pela força na República da Índia. Mudou a soberania em Goa e houve tentativas dos novos poderes para apagar a memória lusitana, mas os traços culturais portugueses permaneceram na sociedade goesa. O entusiasmo com que os goeses apoiam a selecção nacional de futebol que está no Qatar, demonstra exactamente isso.
A goleada portuguesa sobre a Suíça por 6-1 foi destacada na edição do centenário jornal oHeraldo que se publica em Pangim, com quatro fotografias que mostram o entusiasmo dos goeses pela selecção portuguesa, quer em Goa, quer na diáspora goesa que vive no Qatar. Diz o jornal que “casas, autocarros e gente de Goa se vestem com as cores portuguesas” e que os apoiantes de Portugal “não querem outra coisa que não seja que a taça vá para Lisboa no dia 18 de dezembro”.
O apoio dos goeses à equipa portuguesa de futebol é emocionante, tal como é emocionante o entusiasmo com que se festejam os seus êxitos nas comunidades portuguesas e nos territórios onde deixamos as nossas marcas culturais, que nem sempre foram positivas. Porém, a alegria do futebol faz esquecer essas coisas.