sexta-feira, 24 de março de 2023

The world according to Xi Jinpin

Na passada quarta-feira, quando Xi Jinping terminou a sua visita oficial à Rússia, despediu-se de Vladimir Putin com o seguinte comentário: “Há mudanças em curso como não víamos há cem anos. E nós impulsionamos estas mudanças juntos”, ao que Putin respondeu “concordo”.
Este breve diálogo mostra como os três dias da visita de Xi Jinping a Moscovo se traduziram num reforço de uma aliança euro-asiática que já está a preocupar o mundo ocidental euro-atlântico e que o presidente chinês quer mostrar ao mundo que só ele pode assegurar o equilíbrio e a paz mundiais, bem como a estabilidade económica, o que significa que a China quer acabar com aquilo que considera ser a hegemonia americana na ordem internacional e em especial no Pacífico Ocidental. Daí os importantes acordos assinados em Moscovo e os que estão para ser assinados com países africanos, asiáticos e sul-americanos, bem como os discursos em que Xi Jinping e Putin se afirmaram “vizinhos amigos” e “parceiros de confiança”.
A China afirma-se cada vez mais como o negociador mais desejado para se alcançar um cessar-fogo na Ucrânia, ao mesmo tempo que o seu pragmatismo vai marcando pontos no panorama político mundial, enquanto os Estados Unidos aparentam perder terreno com os seus inúmeros problemas internos e os europeus desistiram de ter pensamento próprio e navegam à deriva e sem lideranças prestigiadas, num mar de contradições e de ideias herdadas dos tempos da Guerra Fria. Enquanto isto, a Rússia parece resistir ao isolamento internacional, às sanções económicas e ao moderno armamento com que tem sido combatida.
Nos últimos dias a generalidade da imprensa nacional e internacional, tem veiculado inúmeras opiniões sobre a temática do reforço da aliança russo-chinesa, mas aguarda-se a próxima edição do The Economist, onde se anuncia como tema de maior destaque the world according to Xi. É um dos grandes assuntos do momento e, por isso, é com expectativa acrescida que se aguarda a sua distribuição.