domingo, 13 de outubro de 2013

Há novos protagonistas na Catalunha

Celebrou-se ontem o Dia Nacional da Espanha e, na cidade-capital da Comunidade Autónoma da Catalunha, que tanto tem defendido a sua independência, esse dia ficou assinalado por uma manifestação da chamada maioria silenciosa que se opõe ao projecto independentista. Como sempre sucede em todos os tipos de manifestações, a contabilização do número de manifestantes que participam é distorcida, mas parece que umas cem mil pessoas encheram a praça da Catalunha em Barcelona e, esse número, satisfez a organização.
Os participantes quiseram afirmar-se como "catalães que se sentem espanhóis" e invocar a Hispanidade como um valor cultural comum que é partilhado universalmente, tendo adoptado bandeiras espanholas e catalãs coladas e utilizado como principal slogan a frase Som Catalunya –Somos España (Somos Catalunha, Somos Espanha), como noticia o jornal La Vanguardia.
O príncipe Filipe que, por doença do Rei, presidiu pela primeira vez às cerimónias militares do Dia Nacional da Espanha que decorreram em Madrid, discursou depois numa cerimónia pública e, tal como os manifestantes de Barcelona, apelou à unidade e a um futuro comum. Significa que a reivindicação independentista catalã que até agora se exprimia nas ruas sem contraditório e com grande força, passou a ter uma força que se lhe opõe também nas ruas, o que pode aumentar a tensão social e perturbar o processo democrático catalão. Serão uns e os outros. É preciso cuidado e, por isso, é a altura dos dirigentes nacionais actuarem e com rapidez.
 

As belas fotografias do Outono

No hemisfério norte, o Outono começa habitualmente no dia 23 de Setembro, quando o Sol no seu movimento orbital aparente cruza o plano do Equador Celeste. É o equinócio do Outono e, depois do dia ter sido maior do que a noite durante seis meses, a partir dessa data, a noite vinga-se e será maior do que o dia durante seis meses.
No Outono baixam as temperaturas e aumenta a pluviosidade, as árvores perdem as suas folhas verdes, há mais nevoeiro e mais neve, o tempo torna-se sombrio e, no mar, as tempestades são mais frequentes.
O jornal inglês The Daily Telegraph, que qualquer dia é bicentenário e tem uma circulação diária de quase um milhão de cópias, quis evocar o recém chegado Outono e decidiu publicar na sua primeira página uma fotografia de uma onda gigante a atormentar um farol. Como acontece com frequência nos jornais ingleses foi mais uma vez escolhido o espectacular encontro do mar do Norte com o farol de Seaham Harbour, no distrito de County Durham, no noroeste da Inglaterra. É uma imagem que se repete muitas vezes todos os anos e que realmente impressiona. Um grande documento fotográfico!