terça-feira, 2 de setembro de 2014

O enorme prestígio de Cristiano Ronaldo

No mundo do futebol fechou ontem o chamado mercado das transferências, isto é, terminou o período em que as equipas de futebol podem comprar ou vender jogadores, facto que confirma estar em curso a transformação das equipas de futebol em empresas comerciais, em que cada vez faz menos sentido falar do “amor à camisola” dos jogadores ou da “clubite” dos adeptos. No ranking dos chamados investimentos em futebolistas, os mais gastadores nesta estação foram o Manchester United (193 milhões de euros), o Barcelona (157), o Liverpool (151), o Real Madrid (122) e o Atletico de Madrid (111). Hoje os grandes jornais desportivos tratam este assunto com grande destaque e as primeiras páginas dos jornais ingleses foram ocupadas com a transferência do colombiano Radamel Falcao para o Manchester United, onde vai ganhar 350 mil libras por semana! Sobre o mesmo assunto, na escala mais modesta do futebol português, o destaque não foi para a compra de jogadores mas, sobretudo, para a não venda de alguns daqueles que mais cobiçados eram por clubes estrangeiros.
Porém, os dois principais jornais desportivos espanhóis escapam a esta regra e não destacam as aquisições dos seus três principais clubes, nem os êxitos espanhóis no Mundial de basquetebol que se está a realizar em Sevilha, nem os seus triunfos mundiais no triatlo ou no badminton. Eles destacam... Ronaldo e o que ele disse numa entrevista, ilustrando as suas primeiras páginas com a fotografia do futebolista português.
No caso do diário Marca cuja versão electrónica é lida por mais de 5 milhões e meio de leitores, o jornal até dá mais importância à palavra do que aos golos de Cristiano Ronaldo. Isto é que é prestígio!