O suplemento de Economia
do jornal Expresso noticiou hoje que na
próxima semana vai arrancar uma campanha publicitária para atrair turistas chineses
ao nosso país, que utiliza a imagem de Cristiano Ronaldo e o slogan “Portugal
tem o melhor do mundo. Provavelmente, os técnicos de Publicidade e Marketing
que conceberam a campanha tomaram os devidos cuidados para evitar que os fluxos
turísticos chineses se encaminhem para Madrid para ver Cristiano Ronaldo no
Estádio Santiago Bernabéu, em vez de se dirigirem para Lisboa. Aliás, nesse
caso, os operadores turísticos até podem oferecer um bónus adicional e mostrar
Rafael Nadal, Plácido Domingo, Júlio Iglésias, António Banderas ou Penélope
Cruz, entre muitos mais espanhóis de primeiro plano mundial. É preciso cuidado com
estas campanhas, pois não seria a primeira vez que a promoção do nosso país
servia outros interesses que não os da nossa indústria turística.
A utilização da
imagem de Cristiano Ronaldo nesta campanha é indiscutível, até porque não temos
outra. Ele é uma figura mundial e, ainda hoje, o jornal turco
Fanatik dedica toda a sua primeira página ao jogador português, embora
eu não possa traduzir o que lá está escrito. Afinal, até na Turquia como na China e,
certamente no mundo, Cristiano Ronaldo é cada vez mais o símbolo e o promotor de
Portugal.