segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Nos 110 anos da implantação da República

Perfazem-se hoje 110 anos sobre a data em que foi proclamada a República em Portugal e essa data foi celebrada com a participação do Presidente da República e outros dignitários, com guardas de honra e com discursos, mas sem a participação popular, o que parece ignorar que o êxito da revolução de 5 de Outubro de 1910 se ficou a dever em larga medida à participação popular. A situação pandémica que estamos a atravessar complicou a situação e terá desmobilizado essa participação popular, enquanto a cerimónia oficial contou apenas com 14 convidados. 
O ideal republicano tinha raízes nas proclamações doutrinárias da Revolução Francesa de 1789 – liberdade, igualdade e fraternidade – o que significava um governo do povo para o povo, a liberdade económica e uma justiça verdadeiramente democrática, tendo como pano de fundo a ideia do ressurgimento da pátria portuguesa, bem expressa na marcha que foi adoptada como hino nacional, que classificava os portugueses como o “nobre povo” e a “nação valente e imortal”, apelando a que se levantasse hoje de novo o esplendor de Portugal. Nos seus 110 anos de vida, o modelo republicano português foi adaptado e ajustado constitucionalmente, adoptou diferentes ideologias e deu origem a diversos regimes democráticos e não democráticos, mas a forma republicana da organização do poder político adquirida depois de 1910 tem sido inquestionável e é um importante património para o povo português. 
Hoje, lamentavelmente, nenhum jornal português destacou esta efeméride nas primeiras páginas das suas edições. Apesar dessa indiferença há muita gente que vive com o ideal republicano e que hoje grita: Viva a República!