sábado, 28 de maio de 2022

Boston Common e Jardim das Bandeiras

A edição de hoje do jornal The Boston Globe publica uma interessante fotografia que mostra duas pessoas a passear por entre “a sea of more than 37,000 American flags”, como explica a respectiva legenda. 
A cena passa-se no Boston Common, um parque público da cidade de Boston com 20 hectares, que é considerado o mais antigo parque urbano dos Estados Unidos. Nele se encontra um pouco de tudo, desde jardins e espaços culturais, até equipamentos de diversões e espaços de memória para perpetuar figuras de referência, incluindo as sepulturas de grandes personalidades do estado de Massachusetts.
Desde 2010 que uma organização de voluntários criou um imponente jardim no interior do Boston Common, no qual foi instalado um Monumento aos Soldados e Marinheiros do estado de Massachusetts que deram a vida pelo país, desde a Guerra da Independência. Nesse jardim são anualmente colocadas 37.000 bandeiras americanas em memória dos mortos do estado de Massachusetts nas diferentes guerras em que participaram. Esta gigantesca operação é realizada por centenas de voluntários e acontece nas vésperas da última segunda-feira do mês, o dia em que é celebrado por todo o país o Memorial Day, um feriado em que se homenageiam os homens e as mulheres que morreram enquanto serviam nas Forças Armadas dos Estados Unidos. Segundo referem as notícias o espectáculo proporcionado pelas 37.000 bandeiras é imponente.