sexta-feira, 23 de julho de 2021

Aí estão os Jogos Olímpicos de Tóquio

Os Jogos Olímpicos de 2020 ou Jogos da XXXII Olimpíada iniciam-se hoje em Tóquio com um ano de atraso devido à crise pandémica. Vão decorrer até ao dia 8 de Agosto e terão a presença de 92 atletas portugueses que irão participar em 17 modalidades - andebol, atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica, hipismo, judo, natação, remo, skateboarding, surf, taekwondo, ténis, ténis de mesa, tiro, triatlo e vela. 
Embora o historial olímpico português não seja relevante e andemos há quase meio século a celebrar as vitórias de Carlos Lopes e de Rosa Mota, lá estaremos com as esperanças do costume para obter boas classificações e, se possível, algumas medalhas. Por todo o mundo, a imprensa destaca nas suas edições de hoje a inauguração do maior acontecimento desportivo do ano e, por exemplo, na pequena Islândia que tem apenas 350 mil habitantes, o jornal Morgunbladid que se publica em Reykjavik, dedica grande parte da sua edição às Olimpíadas. E o que nos mostra a imprensa portuguesa de hoje? Terá porventura passado mensagens de incentivo aos nossos atletas e em especial a Jorge Fonseca, Telma Monteiro, Patrícia Mamona ou Nélson Évora que, aparentemente, são candidatos à conquista de medalhas olímpicas? Nada disso. 
Os jornais generalistas nada ou quase nada dizem sobre os Jogos Olímpicos e os jornais desportivos fazem manchete com um futebolista que ontem, imagine-se, meteu o golo com que o Benfica ganhou por 1-0 ao Lille, “com um belo cabeceamento aos 28 minutos”. Os títulos dos jornais desportivos são: Gonçalo Ramos tem pólvora (A Bola), Gonçalo Ramos resolve (Record) e Gonçalo com unhas e dentes (O Jogo). Que tristeza de imprensa desportiva, que incompetência de quem faz esses jornais e que se intitula e tem carteira profissional de jornalista.