sábado, 24 de outubro de 2020

O apelo ao voto nas eleições americanas

A importância das próximas eleições americanas é cada vez mais evidente porque estão em confronto dois candidatos com personalidades, comportamentos, percursos e projectos bem diferentes. Poucas vezes na história dos Estados Unidos aconteceu esta situação tão antagónica que está a deixar o mundo suspenso sobre quem vai ser o próximo presidente dos americanos.
Neste contexto, sucedem-se os apelos ao voto e até a revista TIME, cuja capa faz parte da história do jornalismo americano, decidiu mudar o seu centenário logotipo na edição que vai ser posta a circular, o que acontece pela primeira vez nos quase cem anos que a revista já leva de vida. O logotipo da revista foi alterado para VOTE, com o objectivo de apelar à participação dos seus vinte milhões de leitores nas eleições do próximo dia 3 de Novembro, o que é um exemplo de inovação na arte da comunicação política. Acredita-se que poucos acontecimentos possam vir a influenciar mais o mundo nos próximos tempos do que a eleição presidencial americana e, por isso, a revista pretende mostrar aos seus leitores que a decisão de cada um ir às urnas e votar no próximo dia 3 de Novembro é a mais importante que alguma vez tomaram em relação a eleições. “É um momento raro, um momento que vai dividir a história em antes e depois durante várias gerações”. 
Os rostos desta luta eleitoral são Joe Biden e Donald Trump que até há poucos dias tinham respectivamente 51,1% e 42,2% das intenções de voto a nível nacional. Porém, como tem sido repetido, inclusive neste blogue, o voto popular apenas escolhe os delegados do colégio eleitoral em que dominam os estados decisivos e, por isso, as sondagens conhecidas não permitem fazer prognósticos quanto ao resultado final.