A importância das
próximas eleições americanas é cada vez mais evidente porque estão em confronto
dois candidatos com personalidades, comportamentos, percursos e projectos bem
diferentes. Poucas vezes na história dos Estados Unidos aconteceu esta situação
tão antagónica que está a deixar o mundo suspenso sobre quem vai ser o próximo presidente dos americanos.
Neste contexto, sucedem-se os apelos ao voto e
até a revista TIME, cuja capa faz parte da história do jornalismo americano,
decidiu mudar o seu centenário logotipo na edição que vai ser posta a circular,
o que acontece pela primeira vez nos quase cem anos que a revista já leva de vida. O
logotipo da revista foi alterado para VOTE, com o objectivo de apelar à
participação dos seus vinte milhões de leitores nas eleições do próximo dia 3
de Novembro, o que é um exemplo de inovação na arte da comunicação política. Acredita-se que
poucos acontecimentos possam vir a influenciar mais o mundo nos próximos tempos
do que a eleição presidencial americana e, por isso, a revista pretende mostrar
aos seus leitores que a decisão de cada um ir às urnas e votar no próximo dia 3
de Novembro é a mais importante que alguma vez tomaram em relação a eleições. “É
um momento raro, um momento que vai dividir a história em antes e depois
durante várias gerações”.
Os rostos desta
luta eleitoral são Joe Biden e Donald Trump que até há poucos dias tinham
respectivamente 51,1% e 42,2% das intenções de voto a nível nacional. Porém,
como tem sido repetido, inclusive neste blogue, o voto popular apenas escolhe
os delegados do colégio eleitoral em que dominam os estados decisivos e, por isso, as sondagens conhecidas não permitem
fazer prognósticos quanto ao resultado final.