sábado, 24 de outubro de 2020

O apelo ao voto nas eleições americanas

A importância das próximas eleições americanas é cada vez mais evidente porque estão em confronto dois candidatos com personalidades, comportamentos, percursos e projectos bem diferentes. Poucas vezes na história dos Estados Unidos aconteceu esta situação tão antagónica que está a deixar o mundo suspenso sobre quem vai ser o próximo presidente dos americanos.
Neste contexto, sucedem-se os apelos ao voto e até a revista TIME, cuja capa faz parte da história do jornalismo americano, decidiu mudar o seu centenário logotipo na edição que vai ser posta a circular, o que acontece pela primeira vez nos quase cem anos que a revista já leva de vida. O logotipo da revista foi alterado para VOTE, com o objectivo de apelar à participação dos seus vinte milhões de leitores nas eleições do próximo dia 3 de Novembro, o que é um exemplo de inovação na arte da comunicação política. Acredita-se que poucos acontecimentos possam vir a influenciar mais o mundo nos próximos tempos do que a eleição presidencial americana e, por isso, a revista pretende mostrar aos seus leitores que a decisão de cada um ir às urnas e votar no próximo dia 3 de Novembro é a mais importante que alguma vez tomaram em relação a eleições. “É um momento raro, um momento que vai dividir a história em antes e depois durante várias gerações”. 
Os rostos desta luta eleitoral são Joe Biden e Donald Trump que até há poucos dias tinham respectivamente 51,1% e 42,2% das intenções de voto a nível nacional. Porém, como tem sido repetido, inclusive neste blogue, o voto popular apenas escolhe os delegados do colégio eleitoral em que dominam os estados decisivos e, por isso, as sondagens conhecidas não permitem fazer prognósticos quanto ao resultado final.

Sem comentários:

Enviar um comentário