domingo, 11 de dezembro de 2022

Qatar: Marrocos desfez o sonho luso

Ontem foi um dia muito triste para os portugueses! Depois de vários dias de endeusamento das qualidades dos nossos futebolistas, das viagens dos nossos principais dignitários ao Qatar (feitas em nome do interesse nacional) e do massacre televisivo a que fomos sujeitos com as reportagens dos enviados especiais, por vezes muito desinteressantes e medíocres, a selecção nacional perdeu com a selecção de Marrocos. Foi apenas um golo, mas bastou. Podia ter sido ao contrário, mas aconteceu assim. Os jogadores bateram-se bem mas não foram felizes e, na sua edição de hoje, o jornal A Bola publica a fotografia do desalentado Ronaldo e convida os portugueses a chorar.
Foi pena, porque os portugueses andam pouco entusiasmados com o seu quotidiano e precisavam desta alegria. Porém, não há drama nenhum e há mais futebol e mais desafios para além deste Qatar 2022. Com a equipa portuguesa também saíram as equipas do Brasil, da Holanda e da Inglaterra e, antes, já a Alemanha, a Espanha, a Bélgica, a Dinamarca e o Uruguai tinham ido para casa mais cedo. A selecção nacional tinha chegado aos quartos-de-final depois de humilhar a Suíça e estava no grupo das oito melhores equipas, mas ontem foi derrotada por Marrocos que antes batera a Bélgica e a Espanha. Os marroquinos chegaram às meias-finais e são a maior surpresa deste Qatar 2022, pois nunca uma equipa africana conseguira ir tão longe.
Agora a discussão será entre a Argentina, a Croácia, a França e Marrocos. No que respeita a Portugal, “é preciso levantar a cabeça”, como costumam dizer os derrotados. Porém, uma vez que os jogadores portugueses são realmente muito talentosos, talvez se justifique uma análise mais profunda sobre as causas das nossas frustrações futebolísticas.