quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Os temporais na costa norte de Espanha

Nos últimos dias o golfo da Biscaia esteve sob violento temporal que assolou a costa norte da Península Ibérica e afectou a orla marítima das comunidades autónomas espanholas do País Basco, Cantábria, Astúrias e Galiza. Os jornais das principais cidades desta região, sobretudo os diários de San Sebastián, Santander, Gijón e Oviedo, destacaram este temporal que teve uma invulgar violência e ilustraram as suas primeiras páginas com imagens impressionantes da fúria do mar. Assim aconteceu, por exemplo com o El Diario Vasco que se publica em San Sebastián, que apresenta uma imagem invulgar e impressionante das ondas a rebentar sobre a ponte de Kursaal, no centro da cidade.
Segundo a informação veiculada por esses jornais a agitação marítima foi desproporcionada, tendo sido registadas ondas com mais de 11 metros e ventos com velocidades superiores a 100 km por hora, de que resultaram danos materiais em algumas infraestruturas costeiras, o corte de estradas e a inactividade da pesca local. Houve pelo menos uma vítima mortal dos temporais no pequeno porto de pesca de Ondarroa, onde o temporal terá sido mais violento.
Como se costuma dizer, o mar é belo mas não se pode brincar com ele. 

A Ucrânia está em pé de guerra

Depois de cerca de dois meses de contestação e de um levantamento com grande apoio  popular nas ruas de Kiev e de outras cidades ucranianas com barricadas e ocupação de edifícios, a situação teve ontem uma evolução significativa, quando o governo se demitiu e o Parlamento revogou as leis que permitiram a repressão do protesto popular. Poderá, assim, abrir-se uma porta para o fim da crise ucraniana, embora a oposição continue a exigir a amnistia para os detidos nos protestos, a revisão da Constituição e a marcação de eleições presidenciais antecipadas, pois continuam sem confiar no Presidente Victor Yanukovich. O que está em causa parece ser uma clivagem profunda da sociedade ucraniana, dividida entre uma ligação preferencial à Rússia e a adesão à União Europeia, mas também muitas divergências quanto ao futuro do leste da Europa. A crise começou quando o presidente ucraniano Yanukovich decidiu não assinar um acordo de associação com a União Europeia, optando por uma união alfandegária proposta pela Rússia, o que provocou manifestações pró-europeias que alastraram e se têm agravado. Ontem a situação acalmou, mas a estabilidade da Ucrânia e da Europa continuam ameaçadas. Por isso, ontem o presidente russo Vladimir Putin esteve em Bruxelas e a comissária europeia Catherine Ashton esteve em Kiev. Tanto a União Européia como a Rússia têm interesse em que a situação se resolva com rapidez, antes que atinja proporções mais graves. Hoje, no Parlamento, o primeiro presidente do país desde a independência conquistada em 1991, Leonid Kravchuk, afirmou que a Ucrânia está “à beira de uma guerra civil” em consequência do confronto entre as autoridades e os opositores, generalizado a todo o país. Era a única coisa que ainda não tinha sido dita com tanta clareza.
A Ucrânia é um grande país com 600 mil km2 de superfície e mais de 45 milhões de habitantes. Geograficamente é um país distante, mas desde que mais de 40 mil ucranianos trabalharam ou trabalham em Portugal, todos ficamos mais inquietos com o que se está a passar e o que pode vir a acontecer naquele país, com cujas gentes nos habituamos a conviver.