sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Qatar: Cristiano Ronaldo “hace historia”

Não temos vontade de conduzir esta Rua dos Navegantes para a área da futebolice, mas o facto é que o futebol está a dominar a agenda mediática. Certos temas importantes saíram das manchetes da imprensa e da televisão, assim acontecendo com as guerras da Ucrânia e do Iémen, a tensão no estreito de Taiwan, as alterações climáticas, a crise energética, a agitação no Irão, a fome no mundo, a transferência de poderes no Brasil e muitos outros temas. A tematização mediática é o que é e, agora, é o futebol que manda!
Ontem a selecção portuguesa entrou com o pé direito no Mundial do Qatar e venceu a sua congénere do Gana por 3-2, mas foi uma vitória sofrida, com muitos erros e pouca ambição. Aqueles jogadores podem fazer melhor e o entusiasmo popular merecia mais. A presença de Marcelo Rebelo de Sousa nada acrescentou de positivo à exibição portuguesa, embora as suas declarações sobre direitos humanos, obviamente, tivessem feito tremer o xeque Tamim bin Hamad bin Khalifa Al Thani que, com 42 anos de idade, é o emir do Qatar.
Hoje toda a imprensa portuguesa destaca que, com o golo que ontem marcou ao Gana, o capitão Cristiano Ronaldo se tornou no único jogador que marcou golos em cinco edições do Mundial. É um feito notável de um jogador notável, que todo o mundo conhece e admira, embora já tenha perdido o fulgor atlético de outros anos. Na sua edição de hoje o jornal espanhol Marca homenageou Cristiano Ronaldo com uma fotografia em que abraça a bola com que iria marcar o penalti que transformou em golo de Portugal e, como legenda, escreveu “CR7 hace historia”. 
Parabéns ao Cristiano Ronaldo.