quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Os portugueses estão na Rugby World Cup

Começa amanhã em Paris a décima edição da Rugby World Cup, um torneio que é considerado o terceiro acontecimento desportivo mais importante que se realiza no nosso planeta, só ultrapassado em audiência pelo Campeonato do Mundo de Futebol e pelos Jogos Olímpicos. 
Participam vinte selecções nacionais que foram divididas em quatro grupos e os jogos do torneio vão realizar-se entre os dias 8 de Setembro e 28 de Outubro, em nove diferentes cidades francesas. O jogo inaugural vai disputar-se amanhã no estádio de Saint-Denis entre duas das selecções favoritas: a França e a Nova Zelândia.
Depois de ter participado nesta fase final em 2007, que também se realizou em França, na qual perdeu os quatro jogos realizados e ficou em 19º lugar na classificação final, a selecção portuguesa volta a estar presente na fase final da Rugby World Cup, estando incluída no Grupo C com o País de Gales, a Austrália, Fiji e a Geórgia. A sua estreia nesta sua segunda participação neste torneio acontecerá no dia 16 de Setembro contra o País de Gales e, naturalmente, todos desejamos que a equipa portuguesa tenha bons resultados.
As nove anteriores edições da prova tiveram como vencedores a Nova Zelândia (3 vezes), a África do Sul (3 vezes), a Austrália (2 vezes) e a Inglaterra (uma vez), mas os franceses que já foram vice-campeões por três vezes esperam que desta vez possam vencer o torneio e, finalmente, possam ser campeões do mundo, como tanto desejam. É essa a mensagem que, na sua edição de hoje, o jornal La Dépêche du Midi, que se publica na cidade de Toulouse - a capital do rugby francês - transmite aos seus jogadores.