sexta-feira, 29 de junho de 2018

Joana Vasconcelos no Guggenheim Bilbao

Abre hoje ao público no Museu Guggenheim Bilbao e estará patente até ao dia 11 de Novembro, a exposição “I’m your mirror”, apresentada pela artista plástica Joana Vasconcelos. É a primeira vez que um artista português se apresenta individualmente no mais moderno museu da península Ibérica e esse facto tem um importante significado cultural, em termos de projecção da imagem de Portugal no mundo.
A exposição inclui uma selecção de trinta obras da mais internacional dos artistas portugueses da sua geração, realizadas entre 1997 e a actualidade, entre as quais 14 obras inéditas, como sucede com a instalação de grande dimensão “Egeria”, concebida especificamente para ficar suspensa no átrio do museu concebido pelo arquiteto norte-americano Frank Gehry.
A exposição é uma antologia do trabalho que tem sido desenvolvido por Joana Vasconcelos e que já conquistou o reconhecimento internacional da crítica, designadamente em Versalhes e Veneza, exibindo algumas das obras emblemáticas dos primeiros anos da sua carreira como “Cama Valium” (1998), “Burka” (2002) e “A Noiva” (2001-2005), bem como alguns trabalhos mais recentes como “Marilyn” (2009-2011), “Lilicoptère” (2012), “A Todo o Vapor” (2012) e “Call Center” (2014-2016).
Não é fácil uma deslocação a Bilbau para ver esta importante exposição, mas já está anunciado que a mesma será apresentada a partir de Janeiro no Museu de Serralves.
E aqui está como a projecção da imagem de Portugal no mundo se faz através de um mix em que aparecem Cristiano Ronaldo, António Guterres e Marcelo Rebelo de Sousa, mas onde também entram Joana Vasconcelos e outros portugueses reconhecidos internacionalmente pelos seus méritos na arte, na música, na ciência, na literatura ou no desporto.