terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

António Guterres, um grande português

António Guterres recebeu ontem o doutoramento honoris causa com que foi distinguido pela Universidade de Lisboa, a partir de uma proposta do Instituto Superior Técnico (IST). Gostei dessa justa homenagem a um homem que é um exemplo para os políticos portugueses e cujo percurso de vida devia inspirar os nossos políticos que procuram ocupar postos internacionais apenas para ganhar dinheiro. E não são tão poucos como isso...
Muita gente importante quis estar presente na cerimónia pública para homenagear o homem que chegou ao lugar mais alto das Nações Unidas e que, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, foi o "governante mais consensualmente amado desde sempre em democracia". Porém, na enorme assistência também havia alguns camaleões e travestis políticos que nunca deixam de aproveitar estas oportunidades para aparecerem e serem vistos, o que é lamentável e ridículo.
Guterres, que se licenciou em 1971 em Engenharia Electrotécnica com 19 valores, exactamente no IST, falou e mostrou a sua preocupação com as alterações climáticas, com a falta de regulação da ciber-guerra e com o Médio Oriente, para além de se referir aos seus temas de eleição que, desde há muitos anos, são a luta contra a pobreza e as desigualdades sociais e, mais recentemente, a inovação e a sustentabilidade.
Numa referência simbólica à escola onde se formou, disse que “se hoje tivesse de entrar para a universidade sabendo que iria fazer da vida aquilo que exatamente fiz, teria voltado a entrar para o IST”. É uma frase bonita para ser ouvida no IST, mas outros também dirão o mesmo das suas escolas, onde aprenderam a aprender, onde formaram o seu carácter e onde construiram as suas escalas de valores.
Com a honrosa excepção do Diário de Notícias, a imprensa portuguesa ignorou este relevante acontecimento da cultura e da política nacional, o que confirma que o nosso jornalismo anda muito próximo da mediocridade. Pela minha parte, é com satisfação que me associo à homenagem feita a António Guterres.