domingo, 4 de fevereiro de 2018

O que fazer com o regresso dos jihadistas?

O Estado Islâmico do Iraque e do Levante, também conhecido por Isis e por Daesh, que em 2014 tinha proclamado um califado e que durante alguns anos ocupou grandes áreas territoriais da Síria e do Iraque, foi derrotado militarmente. Essa informação foi veiculada por russos e americanos, iraquianos e iranianos, a partir do dia 17 de Outubro de 2017 quando, após cinco meses de intensos combates, a cidade síria de Raqqa foi reconquistada pelas milícias curdas. Raqqa era a capital do Daesh e como sempre sucede nestes conflitos, a perda da capital significa a derrota.
Porém, a generalidade dos analistas considera que a derrota do Daesh não é o fim daquela organização e pensa que nesta altura ela já se estará a preparar para estabelecer uma rede global de terrorismo, provavelmente com base no Afeganistão.
O futuro do Daesh é, por isso, uma incógnita. No entanto, sabe-se que muitos dos seus combatentes estão a regressar aos seus países de origem acompanhados pelas suas famílias que entretanto se tornaram altamente enfeudadas ao fundamentalismo islâmico e que, talvez, estejam mobilizadas para a prática de actos terroristas. A capa do Courrier International é expressiva, com uma família a caminhar trazendo por mochila uma granada de mão. De acordo com um estudo publicado pelo semanário Le Point, desde 2014 terão partido 1700 franceses para o Iraque e para a Síria, dos quais 278 foram mortos, 690 ainda estarão na região, 302 já regressaram a França e 430 estarão em trânsito para regressar a França.
A imprensa francesa tem tratado regularmente este preocupante assunto, questiona-se sobre o quadro legal aplicável e pergunta “quelle justice pour les terroristes", analisando o seu “l’impossible retour”. Sabe-se que alguns deles já terão conseguido apoios para reintegração social e subsídios de desemprego, mas opinião pública francesa parece condenar esta reintegração e estes casos de crime sem castigo. Devem ou não regressar? Quem os julgará? A França procura as respostas.