domingo, 31 de dezembro de 2023

Adeus a 2023! O que nos reserva 2024?

Nas próximas horas o calendário deixa para trás o ano de 2023 e inicia o ano de 2024 que, dizem os entendidos e aqueles que se querem fazer passar por entendidos, vai ser um ano difícil para Portugal e para o mundo. 
O diário Le journal de Montréal foi um dos muitos jornais mundiais que dedica a sua edição de hoje à passagem de ano e pergunta o que nos reserva o novo ano de 2024. 
Quando se inicia um novo ano é costume desejar-se saúde, paz e prosperidade aos que nos rodeiam, mas todas essas circunstâncias dependem de diferentes envolventes políticas, económicas e ambientais internas e externas, relativamente às quais também aqui expresso os meus desejos.
1º - Que se resolvam os conflitos da Ucrânia e da Palestina e que o papel das Nações Unidas se reforce, o que pressupõe que haja dirigentes inteligentes, corajosos, prudentes e apaziguadores.
2º - Que as eleições para o Parlamento Europeu (em Junho) e as eleições presidenciais americanas (em Novembro) conduzam a resultados que reforcem a Democracia e a paz no mundo.
3º - Que a União Europeia aposte cada vez mais no progresso e no bem-estar dos seus cidadãos, assumindo-se como um factor de estabilidade e de paz em relação aos conflitos activos junto das suas fronteiras.
4º - Que as grandes potências, designadamente os Estados Unidos, a União Europeia, a China e a Índia adoptem rapidamente políticas que combatam as alterações climáticas e defendam o nosso planeta. 
5º - Que os diferentes actos eleitorais a realizar em Portugal no ano de 2004 decorram com normalidade e com o esclarecimento dos eleitores, para que os eleitos garantam a paz e o progresso dos portugueses.
6º - Que os dirigentes portugueses sejam consequentes no cumprimento do artigo 7º da CRP que afirma que, nas relações internacionais, Portugal se rege no respeito pelos direitos do homem e da solução pacífica dos conflitos internacionais.
7º - Que as comemorações do 25 de Abril de 1974 sejam uma grande festa nacional, que decorram com serenidade e que reforcem os sentimentos democráticos dos portugueses.
8º - Que em relação às grandes áreas da governação e aos grandes projectos nacionais haja acordos de regime que assegurem, de forma duradoura e sustentada, o bem-estar e o progresso dos portugueses. 
§ único - Que todos os meus amigos tenham saúde, alegria, ânimo e prosperidade.