domingo, 9 de janeiro de 2022

A travessia aérea do Atlântico Sul em 1922

A última edição da versão portuguesa da revista National Geographic (Janeiro de 2022) inclui uma desenvolvida e bem ilustrada reportagem sobre o “centenário de uma saga da aviação nacional”, ou sobre “os gloriosos aviadores de 1922”. São 18 páginas de grande rigor histórico, em que são descritas as circunstâncias conjunturais e operacionais com que os comandantes Sacadura Cabral e Gago Coutinho prepararam e empreenderam a pioneira viagem aérea de Lisboa ao Rio de Janeiro em 1922. O hidroavião Santa Cruz, no qual os aviadores chegaram ao Rio de Janeiro no dia 17 de Junho de 1922 e que se encontra preservado no Museu de Marinha, faz capa da edição da revista que tão criteriosamente assinala o primeiro centenário daquela epopeia, que alimentou o imaginário e a cultura popular nas duas margens do Atlântico e reforçou as ligações afectivas entre Portugal e o Brasil.
Nos próximos meses, certamente que não faltarão iniciativas editoriais e jornalísticas a evocar esta importante página da história da Marinha Portuguesa, mas a reportagem do National Geographic apresenta-se como a primeira e com grande qualidade e rigor histórico.
Curiosamente, a edição em referência, inclui uma reportagem, alargada e bem documentada fotograficamente, sobre o vulão da ilha de La Palma, no arquipélago das Canárias e, na sua secção “Visões” inclui duas expressivas e belas fotografias: o nó do Carregado e um corajoso surfista na costa da Lourinhã.
Embora a excelência da qualidade das edições da National Geographic não surpreenda, esta edição merece destaque.