O turismo é uma actividade que atrai cada vez mais pessoas e que se transformou numa grande indústria, que dinamiza a economia e gera emprego. Portugal é um dos principais destinos mundiais do turismo e recebe anualmente cerca de 11 milhões de turistas, o que o posiciona nos vinte primeiros lugares do ranking mundial da OMT.
Porém, Portugal não é apenas um receptor, pois também é um emissor de turismo.
Um dos mais apreciados destinos turísticos dos portugueses é o Brasil, por compreensíveis razões de afinidade linguística e cultural.
Em 2006 viajaram para o Brasil 299.211 portugueses, o que representou 5,97% do fluxo turístico total que entrou no Brasil e só argentinos e americanos superaram os portugueses na visita ao território brasileiro. Entretanto, a crise económica começou a afectar os portugueses e o fluxo turístico lusitano para o Brasil diminuiu. Em 2007 foram 280.438; em 2008 foram 208.558; em 2009 foram 183.697.
Em quatro anos o turismo português para o Brasil caiu 40% e passou de 3º para 7º no ranking do turismo estrangeiro no Brasil, representando apenas 3,83% do total desse fluxo turístico. Para além de argentinos e americanos, também os chilenos, os uruguaios, os alemães e os italianos estão a superar os portugueses nas visitas ao Brasil.
O Ministério do Turismo do Brasil está atento a esta realidade e decidiu promover uma campanha publicitária para recuperar o interesse do turismo português pelo Brasil. O slogan - O Brasil chama por si. Celebre a vida aqui – é ajustado. No entanto, em vez de se apoiar fotograficamente no sol e praia, talvez a campanha fosse mais eficaz se fosse apoiada em factores culturais, como o património arquitectónico, a paisagem natural ou os grandes eventos que se aproximam. Isso é que distingue, isso é que me atrai.