sábado, 9 de fevereiro de 2019

A boina do Che ainda potencia negócios

A edição deste fim de semana do jornal La République des Pyrénées que se publica na pequena cidade francesa de Oloron-Sainte-Marie, destaca na sua primeira página a famosa fotografia do guerrilheiro argentino Che Guevara da autoria de Alberto Korda e a dúvida surgiu naturalmente: porquê esta fotografia do Che numa cidade perdida dos Pirinéus e porquê agora?
A cidade de Oloron está situada nos Pirinéus Atlânticos, na região administrativa francesa da Nova Aquitânia e é conhecida pelo seu artesanato têxtil e, em especial, pelo fabrico de boinas. A boina terá nascido em meados do século XIX e conta-se que Napoleão III, estando uma vez em Biarritz, perguntou que coisa era aquela que os bascos usavam na cabeça e que lhe responderam que eram boinas. Ele terá dito que então eram boinas bascas e, como ninguém ousou contrariá-lo, ficaram para sempre as boinas bascas.
Uma das mais conhecidas marcas de boinas é a Laulhère, fundada em 1840 por Lucien  Laulhère que, actualmente, tem oito fábricas na cidade e vinte em toda a França. É o mais famoso fabricante de boinas e, de facto, uma boina com origem chez Laulhère é um símbolo de distinção e de bom gosto. O ponto alto da moda da boina foi nos anos 1960, quando a Laulhère fabricava um milhão de boinas sobretudo para homens e 400 mil boinas para o Exército, mas actualmente a boina passou de moda e a produção actual é de cerca de 40 mil boinas por ano, sendo 30 mil tradicionais para homens e 10 mil para o Exército, para além das bérets-mode para as senhoras.
Parece, portanto, que o negócio das boinas já não é o que era. Porém, o marketing pode fazer milagres e, nesse aspecto, a descoberta que a mítica boina que o Che Guevara exibe na fotografia de Korda foi fabricada chez Laulhère, em Oloron, bem pode ser a chave da recuperação do negócio daquela marca. É o marketing!