domingo, 1 de maio de 2022

Já se festeja a Feria de Abril de Sevilla

Ontem à meia-noite começou a Feira de Sevilha, oficialmente designada por Feria de Abril de Sevilla, que é a “más esperada” de todas as feiras da Andaluzia e que vai durar até ao dia 7 de Maio.
A festa ocorre duas semanas depois da Semana Santa e as festividades começam sempre à meia-noite de sábado, quando são acesas as luzes da monumental porta de entrada no recinto da feira – a portada – que a edição de hoje do Diario de Sevilla nos mostra. Nessa altura, milhares de pessoas juntam-se em frente da portada para assistir ao alumbrão, ou à iluminação simultânea de milhares de lâmpadas coloridas do recinto da feira e da porta principal, que tem quase cinquenta metros de altura, que é diferente em cada ano e que este ano se inspira no hotel Alfonso XIII, segundo foi anunciado. Durante uma semana a cidade de Sevilha vive apenas para a festa e, em especial, para a música, a gastronomia e a dança, o que leva os sevilhanos a passar a maior parte do seu tempo no recinto da feira instalada na margem direita do rio Guadalquivir e, sobretudo, no seu enorme parque de diversões e nas muitas centenas de stands ou pavilhões preparados por grupos de amigos, por associações, por empresas e até por partidos políticos. A partir do fim da tarde, nas ruas e nesses pavilhões, há multidões que festejam e dançam, que bebem xerez, manzanilla e, mais recentemente cerveza, além de comerem as apreciadas tapas andaluzas. Todos os dias a festa começa com o desfile de carruagens e cavaleiros que se dirigem para La Real Maestranza, a monumental praça de touros de Sevilha, onde todas as tardes se realizam touradas.
Durante as festividades as pessoas vestem trajes típicos da Andaluzia, em especial as mulheres, que usam trajes flamencos ou ciganos, que são muito apreciados pelos curiosos da fotografia. 
Após uma semana de diversão e de folia, a feira termina com o sempre impressionante espectáculo de fogo-de-artifício.