domingo, 12 de março de 2017

Um eclipse nas relações euro-turcas

A Turquia vai realizar um referendo no próximo dia 16 de Abril, destinado a dar maiores poderes constitucionais ao seu presidente Recep Tayyip Erdogan. A campanha lançada pelo governo turco para assegurar a vitória nesse referendo estendeu-se à diáspora turca, mas está a causar perturbações na Alemanha e na Holanda, pela insistência com que pretende intervir junto das suas comunidades emigrantes nesses países. Desde há vários dias que têm decorrido manifestações, umas a favor e outras contra a presença de políticos turcos em actos de campanha nesses países, pelo que as respectivas autoridades têm dificultado a presença de dirigentes governamentais turcos para atenuar os riscos de alteração da ordem pública e de quebras na segurança.
Ontem, as autoridades holandesas recusaram a aterragem do avião do ministro dos Negócios Estrangeiros turco, que pretendia presidir a um comício de apoio ao presidente da Turquia. No mesmo dia, a caravana automóvel onde seguia uma ministra turca foi bloqueada pela polícia holandesa quando se dirigia para o consulado da Turquia em Roterdão, a fim de participar num comício sobre o referendo. O Presidente Erdogan tratou de acusar imediatamente os holandeses de serem fascistas e de dizer que estas atitudes eram vestígios do nazismo e teriam consequências.
O que está a acontecer na Holanda já acontecera na Alemanha, que acolhe a mais importante comunidade turca na Europa com cerca de 3,5 milhões de pessoas, onde diversas autoridades locais cancelaram intervenções de ministros turcos, no âmbito da campanha para o referendo constitucional. A revista Der Spiegel já dedicara a capa da sua última edição ao eclipse que está a ensombrar as relações da Turquia com a Alemanha e com a Holanda, o mesmo é dizer com a Europa. Nos tempos que correm isso não é nada animador para uma Europa onde há cada vez mais problemas e cada vez menos soluções.