sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Grandes espectáculos mundiais em Lisboa

Hoje vou ao Campo Pequeno porque é dia de assistir, mais uma vez, ao espectáculo musical Cats da autoria de Andrew Lloyd Webber, o genial compositor londrino que, entre muitas outras obras, compôs o Jesus Christ Superstar (1970), o Evita (1976), o Cats (1981) e o Fantasma da Ópera (1986). 
Actualmente com 74 anos de idade, Lloyd Webber é considerado um dos mais importantes ícones da cultura britânica contemporânea pela reinvenção que fez da música. Com a sua obra ganhou inúmeros prémios internacionais e é uma das dezoito personalidades mundiais que já venceram um Oscar, um Emmy, um Grammy e um Tony, isto é, as mais importantes distinções do mundo musical contemporâneo.
O musical Cats estreou-se em Londres, no West End, no ano de 1981 e esteve em cena durante 21 anos. No ano seguinte, aquela produção foi apresentada em Nova Iorque, na Broadway, tendo estado em cartaz durante 18 anos. Ambos os espectáculos bateram recordes de espectadores naquelas duas cidades, mas o sucesso daquele musical inspirado em poemas sobre gatos escritos pelo poeta americano e britânico T. S. Eliot, que foi o prémio Nobel da Literatura em 1948, levou o espectáculo a todo o mundo, através de vários grupos e de traduções em mais de vinte idiomas.
A apresentação do Cats em Lisboa confirma que a oferta cultural da capital portuguesa está mais próxima do que antes da oferta cultural das grandes cidades europeias.