quinta-feira, 6 de outubro de 2022

A arquitectura agrega imaginação e arte

A última edição do jornal i destaca com uma fotografia a toda a largura da sua primeira página uma antevisão do Lucas Museum of Narrative Art, actualmente em construção no Parque de Exposições da cidade de Los Angeles, por iniciativa de George Lucas, um produtor cinematográfico americano de 78 anos de idade, que se tornou famoso como criador das séries Star Wars e Indiana Jones.
George Lucas é uma personalidade multifacetada e, além dos seus interesses no cinema, é milionário, filantropo e coleccionador de arte, tendo reunido mais de cem mil registos de arte, incluindo pinturas, esculturas, fotografias, filmes, bandas desenhadas e objectos utilizados em filmes, como o Parque Jurássico de Steven Spielberg e o Avatar de James Cameron.
Com todo o seu potencial financeiro e de criatividade, George Lucas idealizou um museu actualmente em construção, que foi desenhado pelo arquitecto chinês Ma Yansong e projectado pelo seu gabinete MAD Architects. O design é muito pouco convencional e a construção é elevada acima do solo, criando um espaço de sombra para os visitantes, sendo coberta por vegetação arbórea, mas o que realmente o distingue é o facto de ter sido idealizado como se fosse uma grande nave espacial pronta a descolar a todo o momento. Esse é, seguramente, o seu aspecto mais notável.
As paredes exteriores serão revestidas com vidro e por painéis solares, enquanto o interior é um amplo espaço com cerca de 30 mil metros quadrados, distribuído por cinco andares, que abrigará amplas galerias, dois teatros, restaurantes, lojas, cinemas, salas de aula e uma biblioteca. A colecção museológica incluirá desde mosaicos e ânforas romanas, até à pintura renascentista e contemporânea, mas também a fotografia contemporânea e o cinema.
O Lucas Museum of Narrative Art tem a sua inauguração prevista para 2025.