domingo, 14 de março de 2021

R.I.P. Francisco Contente Domingues

Francisco Contente Domingues faleceu aos 62 anos de idade. Era Professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e um grande especialista em História das Navegações e da Expansão Marítima.
Foi um notável académico, tendo deixado uma importante obra publicada e, também, um exemplar trabalho na formação de novos investigadores e na dinamização dos estudos relativos à história marítima portuguesa e europeia, tendo orientado 35 teses de Mestrado ou de Doutoramento na FLUL. No seu currículo constam mais de duas centenas de títulos publicados, entre livros, capítulos de livros e artigos em revistas da especialidade, destacando-se Os navios do Mar Oceano – Teoria e empiria na arquitectura naval portuguesa dos séculos XV e XVI, o Dicionário da Expansão Portuguesa, a História Militar de Portugal e Caravelas, Naus e Galeões – séculos XV e XVI. Foi responsável pela organização de inúmeras reuniões científicas relacionadas com a história marítima, foi professor convidado em duas universidades americanas e uma marroquina e foi o criador e um dos maiores entusiastas do Mestrado e do Doutoramento em História Marítima da FLUL, em associação com a Escola Naval. Era Membro Emérito da Academia de Marinha, onde exerceu o cargo de vice-presidente da Classe de História Marítima entre 2007 e 2015.
Francisco Contente Domingues era um espírito aberto mas rigoroso, tinha a humildade dos homens grandes e revelou grande coragem na sua luta contra a doença. Éramos amigos desde há mais de duas dezenas de anos. Aqui lhe presto a homenagem que lhe é devida.