sábado, 5 de outubro de 2019

R.I.P. Diogo Freitas do Amaral

Com 78 anos de idade e depois de uma vida com cerca de cinco décadas de intervenção pública, faleceu Diogo Freitas do Amaral e o Governo, muito justamente, decretou um dia de luto nacional para honrar a sua memória e o seu exemplo cívico, que foi reconhecido por gente de todos os quadrantes políticos e sociais.
Freitas do Amaral foi uma personalidade importante da Democracia portuguesa. Em 1967 completou o seu doutoramento em Ciências Jurídico-Políticas na Faculdade de Direito de Lisboa e, nesse mesmo ano, iniciou o cumprimento do serviço militar obrigatório na Marinha, como oficial da Reserva Naval. Na sequência da revolução de 25 de Abril de 1974 foi o fundador e o primeiro presidente do CDS, tendo sido deputado à Assembleia Constituinte e, depois, deputado à Assembleia da República, havendo muita gente que lhe atribui o mérito de ter transformado a direita marcelista numa direita democrática. Fez parte dos governos da Aliança Democrática entre 1979 e 1983, tendo sido primeiro-ministro interino após a morte de Sá Carneiro. Em 1986 foi candidato à presidência da República com o apoio do CDS e do PSD, conseguiu obter 48,8% dos votos mas foi derrotado por Mário Soares. Mais tarde, integrou um governo socialista como ministro dos Negócios Estrangeiros. Foi, também, o único português que presidiu à Assembleia Geral das Nações Unidas, o que aconteceu em 1995-1996 na sua 50ª Sessão.
Hoje, Freitas do Amaral teve justas honras de Estado e muitas personalidades da política, da cultura e da academia prestaram-lhe a última homenagem, à qual me associo apesar de nunca lhe ter dado o meu voto. Porém, ninguém ficou indiferente à hipocrisia de alguns figurões que marcaram presença nas exéquias dos Jerónimos, com destaque para aquele que obrigou Freitas do Amaral a arcar sozinho com as dívidas da campanha eleitoral de 1986 (Cavaco) e para o outro que retirou a fotografia do fundador do CDS da sede do partido e que  a enviou para o Largo do Rato (Portas). Ambos estiveram nos Jerónimos. A hipocrisia destes dois figurões é inqualificável.

Macau festejou os 70 anos da RPC

A propósito das comemorações do 70º aniversário da proclamação da República Popular da China (RPC), as autoridades da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) organizaram um programa comemorativo que, entre outras iniciativas, incluíu um espectáculo de video mapping projectado na fachada das Ruínas da Igreja de S. Paulo. O jornal Tribuna de Macau (jtm) destacou esse espectáculo, que teve um conteúdo marcadamente político em que predominaram os tons vermelhos e em que foram projectadas muitas imagens e símbolos da RPC, tendo por isso sido muito criticado pela comunidade católica do território.
Por isso, a Diocese de Macau também reagiu à realização deste espectáculo com o argumento de que a fachada da Igreja de S. Paulo “representa a profunda e duradoura herança católica em Macau”, parecendo “quase contraditório proclamar uma realidade que é marxista sem Deus, numa fachada que afirma a presença de Deus”. Além disso, a Diocese de Macau acrescentou que aquelas Ruínas não são apenas um ex-libris da cidade, de forte simbolismo histórico e religioso, mas também são um dos elementos que integram o Centro Histórico de Macau, que em 2005 foi classificado pela Unesco como património da Humanidade.
Embora as Ruínas não sejam propriedade da Igreja Católica, continuam a ser um símbolo do Catolicismo e da fé cristã em Macau, pelo que a Diocese reivindicou que quaisquer futuros espectáculos na fachada de S. Paulo passem a ter um conteúdo que se adeque ao contexto religioso do monumento. As autoridades macaenses referiram que este tipo de espectáculos já se realizaram em cinco anos consecutivos sem quaisquer problemas, mas aceitam discutir futuramente os seus conteúdos com a Diocese de Macau, até porque está previsto um novo espectáculo por ocasião da celebração dos 20 anos da criação da RAEM. Há, portanto, muita abertura das duas partes, certamente atentas ao que está a acontecer ali bem perto em Hong Kong.