domingo, 9 de julho de 2023

R.I.P. Professor José Mattoso

Com 90 anos de idade faleceu ontem o Professor José Mattoso, uma notável figura da cultura portuguesa, com uma vasta obra publicada sobre a nossa História Medieval. Reconhecido como um dos mais ilustres historiadores medievistas portugueses, como investigador e como professor universitário, era também muito respeitado pelo seu percurso de vida, em que se destacavam a sua militância cívica, a sua inteligência e a sua humildade.
Após o curso liceal que frequentou na sua cidade natal de Leiria, foi monge da Ordem de São Bento, tendo vivido na abadia portuguesa de Singeverga e na cidade belga de Lovaina, em cuja Universidade Católica se licenciou e doutorou em História Medieval.
Depois de cerca de vinte anos de vida monástica, regressou à vida laica em 1970 e iniciou a sua carreira académica em Portugal, onde foi professor catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 1987 foi a primeira personalidade a quem foi atribuído o prestigiado Prémio Pessoa e, entre 1996 e 1998, dirigiu o Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Publicou mais de três dezenas de obras de referência, dirigiu a edição em oito volumes da História de Portugal (Círculo de Leitores) e coordenou o projecto de inventariação do Património de Origem Portuguesa no Mundo (Fundação Calouste Gulbenkian).
Viveu em Timor-Leste no período imediatamente anterior e posterior à sua independência, dirigindo de forma competente e persistente a recuperação da memória histórica timorense e a criação dos Arquivos Nacional e da Resistência. Foi aí que o conheci e que com ele privei algumas horas de conversa, rendido à sua cultura, à sua humildade, ao seu espírito de missão e à sua sabedoria.
Portugal e a cultura portuguesa perderam uma das suas mais distintas personalidades da segunda metade do século XX.