segunda-feira, 5 de abril de 2021

Cambridge e Oxford conservam a tradição

A equipa do clube de remo da Universidade de Cambridge venceu ontem a 166ª edição da habitual regata em que defronta a equipa do clube da Universidade de Oxford e fez a dobradinha, pois ganhou a prova masculina e a prova feminina. O interesse por esta histórica prova desportiva é enorme e o The Independent foi um dos jornais que deu notícia desse evento, tendo publicado uma destacada fotografia da regata na capa da sua edição de hoje.
Esta regata amadora disputa-se desde 1829, com as excepções dos períodos das duas grandes guerras mundiais e do ano de 2020 devido à crise pandémica causada pelo covid-19, sendo uma das mais antigas e mais populares competições do desporto moderno. A prova disputa-se no curso do rio Tamisa, na área metropolitana de Londres, numa distância aproximada de 6.800 metros e as embarcações utilizadas são o shell de 8 (remadores) com timoneiro, que têm cerca de 20 metros de comprimento.
Ontem a equipa de Cambridge conseguiu a sua 85ª vitória, contra as 80 vitórias já obtidas pela equipa de Oxford, tendo havido um empate em 1877. Porém, a partir de 1927 a regata entre as duas universidades também passou a ser disputada entre equipas femininas. Ontem, a equipa feminina de Cambridge também venceu e os registos passaram a indicar que Cambridge tem 45 vitórias, enquanto Oxford se fica pelas 30 vitórias.
Resumindo, as equipas de Universidade de Cambridge levam vantagem em masculinos por 85-80 e em femininos por 45-30. Começa a ser um grande diferencial!