segunda-feira, 28 de agosto de 2023

O reencontro entre o Brasil e Angola

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou Angola onde foi recebido pelo presidente João Lourenço, mas ao contrário do que se faz por cá em que as comitivas presidenciais vão sempre com demasiados jornalistas, ele fez-se acompanhar por empresários para potenciar negócios entre as duas margens do Atlântico Sul.
O Brasil e Angola são dois importantes países atlânticos, cujas afinidades não passam apenas pela língua portuguesa e por fortes relações históricas, mas também passam por ligações culturais e afectivas.
Segundo informou o Jornal de Angola foram assinados sete acordos de cooperação que relançam as relações comerciais entre os dois países. De entre os acordos assinados destacam-se os que irão dinamizar a produção agrícola angolana, numa altura em que uma crise alimentar está a ameaçar o nosso planeta, embora ambos os países mostrem a vontade de reforçar a cooperação em todos os domínios.
São poucos os casos, se é que existem, em que dois países situados em dois continentes diferentes tenham tantas afinidades culturais, como acontece com o Brasil e com Angola. Por isso, o relançamento das relações entre os dois países é um facto que beneficia as suas populações, que reforça o eixo Brasil-Angola no quadro estratégico do Atlântico Sul e, por razões históricas e culturais, é um motivo de grande orgulho para Portugal. 
É um reencontro que, aparentemente, acontece devido à personalidade dos dois presidentes.