quarta-feira, 21 de julho de 2021

A publicidade insólita e absurda da SATA

Anúncio da SATA na ilha do Pico 
A Publicidade é uma forma de comunicação que, entre outros objectivos, visa intervir no espaço público para informar consumidores, mas também para chamar a atenção, suscitar o interesse e levar à aquisição do produto ou do serviço anunciado. A Publicidade é também uma técnica de comunicação e uma arte que codifica mensagens através de textos, de imagens e de sons, a fim de as tornar mais apetecíveis e mais compreensíveis pelos públicos a quem se destinam. Na óptica empresarial, a Publicidade é um investimento, pois representa uma aplicação de recursos com vista à obtenção de benefícios no futuro.
Estas considerações sobre a Publicidade vêm a propósito de uma mensagem publicitária insólita e absurda, difundida em algumas ilhas açorianas através de grandes cartazes outdoor pela companhia açoriana de transporte aéreo – a SATA ou Azores airlines. A SATA tem carreiras regulares entre os Açores e a Madeira que, provavelmente não têm rentabilidade comercial, nem constituem obrigação de serviço público, sendo uma opção de gestão cujo fundamento desconheço mas que, provavelmente, apenas visa satisfazer um qualquer ego.
As ligações aéreas entre os Açores e a Madeira não têm viabilidade comercial porque o mercado é limitado. A SATA não conseguirá os passageiros de que precisa. Assim, em vez de recomendar aos açorianos que visitem as várias ilhas do arquipélago, vai por outro caminho e recomenda-lhes a Madeira – um lugar onde tu pertences!, mostrando-lhes uma imagem de miradouros e montanhas, que é coisa que algumas ilhas bem conhecem. Ou será que esta mensagem é para lembrar aos turistas que visitam os Açores, que existe a Madeira que é um destino turístico mais apetecível?