quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

A estátua de Cabrilho “ilumina” San Diego

A cidade de San Diego fica situada na Califórnia, próximo da fronteira dos Estados Unidos com o México e é banhada pela margem oriental do oceano Pacífico. É a oitava cidade mais populosa dos Estados Unidos e na orla da sua importante baía estão localizadas algumas bases da Marinha, do Corpo de Fuzileiros Navais e da Guarda Costeira, que são os pilares da economia da região. Quem viveu ou conhece a cidade costuma dizer que é um dos melhores sítios do mundo para viver, devido ao seu clima mediterrânico.
Ontem o tempo esteve sombrio em San Diego e o jornal The San Diego Union-Tribune noticiou que há uma tempestade que se aproxima trazendo inundações e ventos, ilustrando essa notícia com uma fotografia do Monumento Nacional a Cabrilho em Point Loma, a península-parque que se localiza do outro lado da baía de San Diego, virada para o oceano.
João Rodrigues Cabrilho foi primeiro europeu que visitou a grande baía hoje chamada de San Diego, navegando na nau San Salvador de Navidad com a bandeira de Castela e logo em 1542 reclamou aquele território para o império espanhol de Carlos V. Porém, ainda se discute se Cabrilho era português ou se era castelhano, embora o grande cronista espanhol Antonio de Herrera y Tordesilhas e muitos estudos afirmem que era português e originário de Montalegre.
A colonização europeia permanente de San Diego e de toda a região da California só começou em 1769 e só em 1850 a Califórnia foi integrada nos Estados Unidos. Em 1939 o governo português doou uma estátua de Cabrilho ao Estado da Califórnia, mas não resistiu “às severas intempéries”, pelo que veio a ser substituída em 1988 por uma réplica com 4, 20 metros de altura. 
É um monumento que homenageia os navegadores portugueses. À volta desta estátua e do seu significado histórico realiza-se todos os anos o Festival Cabrilho, que mobiliza e entusiasma a comunidade portuguesa de San Diego.