quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Os problemas do Brasil em ano de eleições

Pela história e pela língua, o Brasil é sempre um país em que os portugueses projectam os seus olhares, partilhando os sucessos e os insucessos, as alegrias e as tristezas do povo brasileiro. Por isso, aqui em Portugal, tanto pela televisão como por outras plataformas de comunicação, são acompanhados com interesse e com curiosidade os quotidianos brasileiros.
Neste início do ano de 2022, o covid-19 continua a ser o grande problema do país pois já causou mais de 621 mil mortos e mais de 22 milhões de infectados, afectando a sociedade e a economia brasileiras. Apesar da intensidade da campanha de vacinação, as preocupações continuam bem altas, aliás como no resto do mundo. Como resultado da situação sanitária, mas também da conjuntura internacional, no passado ano de 2021 a inflação ultrapassou os dois dígitos, o que não acontecia desde o ano de 2015, tornando-se um factor adicional de incerteza para os brasileiros.  
Porém, o Brasil é um país extenso e também os efeitos das alterações climáticas se têm manifestado de formas bem diversas neste início do ano. Assim, enquanto o Rio Grande do Sul (RS) se confronta com uma onda de calor, um elevado grau de secura e muitos danos devido à estiagem, em Minas Gerais (MG) e na Baía (BA) as chuvas torrenciais castigam as populações e inundam cidades, bloqueiam estradas, provocam desmoronamentos e a ruptura de barragens. O jornal Estado de Minas destaca “a invasão das águas” e informa que as ruas das cidades mineiras se transformaram em rios.
A explosão de casos de covid-19 e a ameaça de ruptura dos stocks de vacinas, a inflação e a sua influência sobre o custo de vida e os efeitos das alterações climáticas, tudo são preocupações para os brasileiros em ano de eleições presidenciais.