Com a aproximação
das eleições legislativas a guerra dos cartazes já começou e tem sido centrada
na origem das fotografias que ilustram os cartazes para saber se são de
militantes, de gente que trabalha numa qualquer junta de freguesia ou se são
compradas a um banco de imagens. Isso interessa pouco. Nos cartazes o que
interessa é transmitir uma mensagem que seja perceptível e provoque a adesão do
receptor, mas tem que ser verdadeira. Nem sempre assim acontece.
Uma das mensagens
que o governo está a difundir centra-se no “crescimento do turismo”, sendo
irrelevante saber-se quem é a menina que sorri. O que importa é que com essa
mensagem nos estão a querer vender gato por lebre. O crescimento do turismo é
bom para a economia nacional mas não tem nada a ver com o governo. Ao
associar-se a esse crescimento o governo engana-nos. Com uma lata infinita e
sem vergonha nenhuma! O crescimento do turismo em Portugal, tal como na
Espanha, apenas resulta da instabilidade e da desgraça que atinge os países
receptores da orla sul e oriental do Mediterrâneo.
Por acaso, a
imprensa espanhola noticia hoje o crescimento do turismo em Espanha, mas
ninguém o associa ao governo. O ABC diz que “Sevilla levanta el
vuelo” e refere que “San Pablo es, tras Barajas, el aeropuerto de España que
mas há mejorado su ratio de pasajeros durante o presente año”; o El
Periódico de Barcelona diz que “el avión se multiplica” e que “el
tráfico aéreo batió récords en el mês de Julio”; o La Verdad de Alicante diz
que “el aeropuerto de El Altet registra en Julio el mejor mês de sus 49 años de
historia”; até o La Dépêche du Midi de Toulouse trata do excesso de turismo na
Catalunha e titula “Barcelone: stop au tout tourisme”, acrescentando que “la
mairie veut en finir avec les incivilités et les excès du tourisme de masse”. Toda
esta euforia é destacada em primeira página, mas nenhum destes jornais a
associa ao governo. Aqui com um oportunismo desonesto, o irrevogável Portas e
os seus meninos de coro usam o turismo para nos enganar.
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