Lisboa está
transfigurada e muito modernizada nos últimos anos e o turismo aparece, ora como
causa, ora como consequência, dessa mudança. A cidade aproximou-se da sua
zona ribeirinha, os velhos edifícios têm sido bem reabilitados e a oferta cultural
dinamizou-se. Um país que há cinquenta anos vivia “orgulhosamente só”, atrai
agora gente de todo o mundo, a lembrar a “minha aldeia”, um apreciado poema de
António Gedeão:
Minha aldeia é todo o mundo.
Todo o mundo me pertence.
Aqui me encontro e confundo
com gente de todo o mundo
que a todo o mundo pertence.
É uma boa notícia
para Lisboa e para Portugal, porque melhora a notoriedade e a imagem de
Portugal e dos portugueses. Atrai pessoas, investimentos e actividades. Alavanca a economia e estimula o progresso. Melhora a nossa sociedade. Com
os milhares de visitantes que a Web Summit atrai, que enchem hotéis,
transportes públicos, restaurantes e comércios, não é apenas um desafio ao empreendedorismo e à inovação, mas é também uma plataforma que parece fazer renascer a cidade em
movimento, animação e vida.
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