Ao fim de seis
dias, o gigantesco navio super-contentores Ever
Given foi desencalhado e o trânsito no canal de Suez foi reaberto,
devido à acção conjugada de rebocadores e de dragas e, naturalmente, com a indispensável
ajuda das marés.
O mundo, e em particular o comércio internacional, respiraram
de alívio. Os prejuízos foram astronómicos para muita gente e era muito pesado
o cenário que se desenhava, embora ainda estejam para vir as decisões dos
tribunais quanto às indemnizações que vão ser requeridas por centenas de
armadores e de exportadores por perdas e danos.
A
imprensa mundial, como foi o caso do Financial Times, publicou
fotografias do Ever Given
desencalhado e já a navegar no canal em direcção ao Mediterrâneeo com a sua
carga de cerca de vinte mil contentores. Algumas das fotografias publicadas na
imprensa e as imagens televisivas que nos chegam do navio a atravessar o
“deserto” são impressionantes, pois mostram como as suas dimensões são
desproporcionadas relativamente às dimensões do canal. Até parece o Rossio a
entrar na Rua da Betesga!
As autoridades egípcias que ali têm a sua galinha dos
ovos de ouro vão ter que equacionar estas situações que, como se viu nestes
dias, lhe podem causar grandes problemas. Por agora está safo o Ever Given e o mundo respira.
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