terça-feira, 27 de março de 2012

As colecções do CAMB

O Centro de Arte Manuel de Brito (CAMB) que está instalado no Palácio Anjos, em Algés, tem actualmente duas exposições patentes ao público, que apresentam parte da sua colecção de mais de duas mil obras.
A exposição temporária mostra até ao dia 3 de Junho a exposição “Artistas brasileiros na Colecção Manuel de Brito”, na qual o CAMB mostra os artistas brasileiros da sua colecção. Essa circunstância está naturalmente relacionada com o facto do galerista Manuel de Brito (1928-2005) ter nascido no Rio de Janeiro e sempre ter mantido fortes ligações a artistas e instituições brasileiras. Entre outras, a colecção integra obras de Thomaz Ianelli, Sérgio de Camargo, Arthur Luiz Piza, Alex Flemming, Leda Catunda e Márcia Xavier.
Porém, o que mais atrai no Palácio Anjos é a sua exposição permanente pois apresenta um conjunto pouco comum dos mais cotados artistas portugueses e testemunha a importância da colecção do CAMB no contexto das colecções de arte portuguesa contemporânea. Assim, lá estão representados Amadeo de Souza-Cardoso, Vieira da Silva, Carlos Botelho, Júlio Resende, Eduardo Viana, Menez, Paula Rego, José de Guimarães, Júlio Pomar, Marcelino Vespeira, Mário Eloy, Nikias Skapinakis, Eduardo Luiz, António Dacosta, Luís Noronha da Costa, António Costa Pinheiro e alguns outros.
Só para apreciar esta diversidade da pintura portuguesa contemporânea vale a pena visitar o CAMB.

Sem comentários:

Enviar um comentário