quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A ciência europeia nas mãos de Moedas

Foi anunciado que o próximo Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação será Carlos Moedas e eu fiquei eufórico com esta notícia. Antes, eu já ficara entusiasmado com a escolha feita pelo primeiro Passsos quando decidiu oferecer a cadeira dourada de comissário europeu a um homem que o ajudou a subir na política e que, com coragem e sabedoria, fez frente à troika. Foi um justo prémio ao amiguismo e a crítica que por vezes é feita à sua falta de peso político não tem fundamento. Moedas é um político de peso que toda a Europa e o mundo conhecem. Moedas é a esperança para um futuro melhor dos europeus.
Agora, com esta escolha, o meu entusiasmo transformou-se em euforia, ao saber da excelente decisão de Jean-Claude Junker, que ficou rendido, não só ao currículo académico e científico de Moedas, mas também à sua apetência e sensibilidade pela inovação. De resto, Moedas preparou-se especialmente para este posto e é um exemplo de dedicação à ciência e à inovação, duas áreas em que tem desenvolvido teorias e aplicado modelos inovadores sobre a forma como empobrecer um país, primeiro no Goldman Sachs e, depois, no governo português.
A comunidade científica europeia, em especial as universidades, estão em festa, pois terão em Moedas um comissário sabedor que, certamente, vai inspirar o aparecimento de muitos cientistas e de muitos Prémios Nobel, para além de potenciar um inovador ciclo de desenvolvimento europeu que vai fazer tremer os Estados Unidos e a Ásia Oriental. Não tardará que a Europa se renda ao fulgor científico do filho do Zé Moedas, que o seu pequeno corpo fique coberto de comendas e que tenha uma estátua em Beja. Bruxelas e Paris terão o seu Boulevard Carlos Moedas, Londres terá a Moedas Street e em Roma não faltará a Via Moedas!

Sem comentários:

Enviar um comentário