quinta-feira, 1 de março de 2018

Um português de sucesso na Florida

O diário el Nuevo Herald que se publica em Miami e que é o segundo jornal em espanhol mais lido nos Estados Unidos, destaca hoje na sua primeira página que “Carvalho se puede ir a Nueva York”.
Este homem que o jornal destaca é Alberto M. Carvalho, nascido em Lisboa e criado no Bairro Alto, que emigrou ilegalmente para a América. Chegou a Nova Iorque com 17 anos e sem saber inglês, trabalhou nas obras, lavou pratos em restaurantes e estudou. Hoje, com 53 anos de idade, é o português mais conhecido na Florida e um dos maiores especialistas em Educação nos Estados Unidos. Desde 2008 exerce a função de superintendente das Miami-Dade County Public Schools, o quarto maior distrito escolar dos Estados Unidos, ocupando um cargo que é uma espécie de Ministro da Educação de uma área onde vivem 5 milhões de pessoas, com a responsabilidade por cerca de 346 mil alunos e por 52 mil professores e funcionários.
A sua reputação é muito elevada, não só na Florida, mas também nos Estados Unidos. Já aconselhou inquilinos da Casa Branca republicanos e democratas, sobre a sua área de especialidade e, em 2014, a American Association of School Admimistrators elegeu-o, entre 15 mil superintendentes, como o National Superintendent of the Year.
Ontem foi anunciado que Alberto Carvalho foi escolhido por Bill de Blasio, o influente Mayor de Nova Iorque, para ocupar o cargo de chancellor of the New York City Department of Education, isto é, para dirigir as escolas da cidade. O jornal ainda não sabia se Carvalho tinha aceitado o convite, mas insinua que ele se prepara para partir para a Big Apple para, mais tarde, entrar na vida política e candidatar-se a um lugar no Congresso dos Estados Unidos. Com o percurso já percorrido, é bem possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário