quarta-feira, 8 de junho de 2011

Iguarias portuguesas

Depois de ter organizado diversas votações para escolha de algumas maravilhas do património histórico e natural português, a organização "7 Maravilhas®" está a promover uma votação pública para escolher as “7 maravilhas da gastronomia portuguesa”.
Esta iniciativa de promoção da gastronomia portuguesa, que faz parte do nosso património intangível e é um testemunho da nossa identidade cultural, é também um importante factor na escolha de Portugal como destino turístico.
Inicialmente foram apresentadas 433 candidaturas, o que evidencia a riqueza gastronómica portuguesa, tendo havido depois um processo de selecção que escolheu 21 finalistas e que, naturalmente, excluiu muitos outros apreciados petiscos.
As escolhas têm sempre um valor relativo e, por isso, as escolhas feitas são discutíveis, embora sejam realmente de se lhe tirar o chapéu! Por isso, também o resultado final da votação terá um valor relativo, o que significa que, mais do que a eleição de sete iguarias, esta votação é sobretudo uma justa promoção da gastronomia portuguesa, o que é relevante para contrariar a cultura do fast food.
Quando estive fora do país, muitas vezes senti saudades da comida portuguesa e, ao regressar, procurei com avidez um cozido à portuguesa, uma feijoada (com enchidos), uma caldeirada (com safio) e umas migas (com entrecosto), além do arroz doce e dos doces conventuais. Porém, nenhuma destas iguarias consta no grupo de 21 finalistas, o que significa que sou um gourmet amador ou que esta votação tem apenas um valor simbólico.

Sem comentários:

Enviar um comentário