quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A Índia festeja 65 anos de independência

A Índia celebra hoje o 65º aniversário da sua independência e o dia é festejado com pompa e circunstância por todo o território nacional desde os Himalaias ao Cabo Comorim, através das mais diversas cerimónias destinadas a evocar uma data, mas sobretudo para afirmar um sentido de unidade e de orgulho nacionais.
Foi no dia 15 de Agosto de 1947 que Jawaharlal Nehru pronunciou o famoso discurso da independência que veio a dar o título ao famoso livro de Dominique Lapierre e   Larry Colins - “Freedom at midnight”. A prestigiada revista India Today associa-se à efeméride e, na sua primeira página, destaca as figuras históricas de Mohandas Gandhi e de Muhammad Ali Jinnah, que simbolizam a luta anti-colonial e a partilha da Índia Britânica entre os hindus e os muçulmanos. Esse processo foi muito complexo e muito conflituoso e, de certa forma, mantém-se na actualidade, porque apesar do seu passado comum sob a administração inglesa,  as diferenças entre os dois países são cada dia mais acentuadas. São mundos à parte. Enquanto a Índia regista um assinalável progresso económico, apesar de continuar a manter elevadíssimos índices de desigualdade e de pobreza, o Paquistão está cada vez mais ameaçado pela instabilidade política e por grupos terroristas.
A fronteira indo-paquistaneza é frequentemente referida como “a mais perigosa do mundo", não só devido à rivalidade entre a Índia e o Paquistão, mas também porque a região da Caxemira é objecto de reivindicações territoriais indianas, paquistanesas e até chinesas, isto é, por três países que dispõem de armas nucleares. A celebração do 65º aniversário da independência indiana é uma boa oportunidade para nos lembrarmos desse problema que as Nações Unidas têm em mãos, exactamente desde 1947.

Sem comentários:

Enviar um comentário