domingo, 12 de agosto de 2012

"La vuelta al mundo de Pascual Sala"

Quando nas suas edições de hoje todos os jornais espanhóis celebram os êxitos dos seus atletas em Londres, festejam as 17 medalhas olímpicas já conquistadas e se concentram na grande final de basquetebol contra os Estados Unidos, o diário madrileno ABC escolhe um outro tema para a sua primeira página e titula: La vuelta al mundo de Pascual Sala. É uma pedrada no charco! É a denúncia dos que abusam dos dinheiros públicos em tempo de crise.
Pascual Sala Sánchez, de 77 anos de idade, é o presidente do Tribunal Constitucional de Espanha desde Janeiro de 2011 e, nesse mesmo ano de 2011, devido a compromisos internacionales, realizou viagens por seis países da América Latina e da Europa, que totalizaram 46 mil quilómetros. Estas despesas foram custeadas pela rubrica “despesas correntes de bens e serviços” do orçamento do Tribunal Constitucional, que teve uma dotação de 6.9 milhões de euros. Muito dinheiro. O jornal ABC informa que insistiu com a instituição para saber o custo exacto das viagens de Pascual Sala, mas que esses elementos não lhe foram facultados. A blogosfera espanhola reagiu a esta notícia e, sem qualquer hesitação, denunciou este caso como um exemplo da grande corrupção que tem a cumplicidade da imprensa que, geralmente, a encobre e silencia.
Esta notícia que hoje nos chega de Espanha é realmente muito curiosa, porque até parece indicar que a diferença entre os países ibéricos não está nos comportamentos, que serão muito parecidos, mas que está… nos jornais. Enquanto uns denunciam e informam, outros calam-se e esquecem o seu dever de informar, relatar e comentar. Aqui no rectângulo, mesmo em tempo de crise, também temos muita gente que gosta de viajar para satisfazer compromisos internacionales e outros, sem que os jornais denunciem as situações de abuso e de despesismo. São os nossos pascuais salas, que viajam, viajam, viajam. Era bom que soubéssemos para que servem essas viagens e quanto nos custam, a começar naturalmente pelas viagens constantes desse frequent flyer que é o licenciado portas. A bem da Nação!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário